segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

A propósito de um 'Valentine's Day'


Inspirado pelo
Valetine's Day, iniciei a construir algumas reflexões sobre o comportamento de homens e mulheres uns perante os outros, nas relações afetivas. Mas interrompi o trabalho ao me lembrar desse escrito, publicado há cerca de dois anos no velho Blog do Braga da Rocha, que, de certo modo, calha bem a uma ocasião do gênero. Reproduzo-o, adiante, com necessários ajustes e achegas.

"Em meio a um esforço sobre-humano para concluir uns textos acadêmicos — o que tem me impedido de escrever aqui meus comentários sobre temas que tenho por imperdíveis, como a 'farra' das passagens aéreas no Congresso e a 'baixaria' em sessão do Supremo — , faço pausa para descansar o corpo doído e passo a navegar a esmo pela rede, confortavelmente instalado em minha cama, a partir do brinquedinho recentemente adquirido, um ultra-compacto ASUS EeePC 1000 Intel, de 10 polegadas e acabamento em black piano.

Visito blogs que acompanho, leio sítios de notícias, dou uns 'pitacos' em comunidades de aficcionados por automóveis, mas o que mais me chama a atenção, lamentavelmente, é o comportamento feminino, a partir da observação casual de conhecidas nas chamadas 'redes sociais' de que participo.

Uma de minhas interlocutoras na rede e na vida fora dela, bonita jovem de vinte e tantos anos e profissional relativamente bem-sucedida, exibe em seu álbum eletrônico de fotografias, como um troféu, a aliança de noivado recentemente 'conquistada'. 


Outra, um pouco mais jovem, ma non troppo, igualmente bela e supostamente inteligente, declara publicamente sua paixão pelo "grande e verdadeiro amor da minha vida", ou coisa que o valha, que se sabe tratar-se de um 
qualquer colega de faculdade, a quem há não mais que uns meses vem 'conhecendo', no sentido, digamos, bíblico do termo.

E esses, infelizmente, não são casos isolados, uma vez que se reproduz em impressionante escala a banalização dos relacionamentos afetivos, com a interminável seqüência de "amores da minha vida", e se acentua, com isso, a contradição de procurar conjugar a liberdade sexual feminina, conquistada há cerca de uma geração e ora exercida sem peias, com a suposta 'legitimação' conferida aos relacionamentos pela idéia ou intenção de casamento. Ou, ainda pior, insinua-se a 
indigna idéia do casamento como forma de ulterior legitimação e convalidação de uma vida licenciosa e promíscua.

Pura ingenuidade, notável estupidez, escasso amor próprio ou censurável hipocrisia? Por uma ou outra razão, ou ainda uma conjugação de algumas delas, talvez essas pessoas realmente acreditem no que dizem e em como se comportam. Ou, por outro lado, talvez ajam simplesmente movidas pela última e mais provável das razões retro aventadas.

Faço apenas deplorar."








Um comentário:

Comentários dos leitores são altamente bem-vindos, desde que versem sobre temas contidos na publicação e obedeçam a regras de civilidade e bom tom — vale dizer, não contenham grosserias, ofensas ou calão. Referências com 'links' para ambientes externos são livres, mas não se admitem atalhos para arquivos, paginas ou sítios eletrônicos que possam causar qualquer tipo de dano a equipamentos e sistemas eletrônicos. Em razão disso, os comentários são moderados e podem demorar um certo tempo a aparecer publicamente no Blog do Braga da Rocha.