quinta-feira, 21 de abril de 2011

21 de Abril: a grande data nacional brasileira


O 21 de Abril é dia de tal importância que seu registro não poderia faltar neste espaço, nos termos em que o consignei há anos no velho Blog do Braga da Rocha.

A data corresponde ao marco convencional da lendária fundação de Roma, aos 753 a.C. 
 sede do maior império que a humanidade conheceu, e que legou aos modernos elementos fundamentais de sua cultura, do léxico à inigualável experiência jurídica e a própria concepção do Direito.

Comemora-se no 21 de Abril  também a inauguração de Brasília, em 1960 a.D., capital da Nova Roma Americana, segundo profecia enunciada um século antes pelo santo D. Bosco e concretizada pelo estadista Juscelino Kubitschek.

E a data marca, ainda, o ponto culminante de um dos mais significativos movimentos de afirmação da nacionalidade, que merece lugar de destaque entre as sublevações libertárias em toda a história universal: a Inconfidência Mineira.


Nada estou a escrever de inédito, pois, ao dizer que o 21 de Abril se deve reputar — a despeito de outras festividades alusivas a atos isolados e, por assim dizer, menores, como os de 7 de setembro e 15 de novembro — a grande data nacional brasileira.









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários dos leitores são altamente bem-vindos, desde que versem sobre temas contidos na publicação e obedeçam a regras de civilidade e bom tom — vale dizer, não contenham grosserias, ofensas ou calão. Referências com 'links' para ambientes externos são livres, mas não se admitem atalhos para arquivos, paginas ou sítios eletrônicos que possam causar qualquer tipo de dano a equipamentos e sistemas eletrônicos. Em razão disso, os comentários são moderados e podem demorar um certo tempo a aparecer publicamente no Blog do Braga da Rocha.