terça-feira, 30 de agosto de 2011

Mais um capítulo da série 'De como o consumidor brasileiro aceita tudo'








Recém-lançado no mercado brasileiro por nada módicos R$ 57.990,00, o modesto compacto Volkswagen SpaceCross, da linha Fox, concorre em preço com Ford EcoSport FreeStyle 1.6, entre os modelos ditos 'aventureiros', e é cerca de 20% mais caro que Nissan Livina ou Renault Mègane Grand Tour, entre os station wagon, ambos de categoria superior.

Nos mercados argentino e mexicano, onde provavelmente será também comercializado, deverá custar em torno de metade desse valor, graças às peculiaridades das políticas de fixação de preços da fábrica alemã  — para o que contribuem, entre outros fatores, o grau de concorrência, o nível de exigência do consumidor e, sobretudo, a estimação do willingness to pay médio do mercado —, além da diferença de carga tributária nesses países.

Convertido o preço em dólar, o VW SpaceCross custa aqui mais que Jeep Cherokee e Chrysler Grand Caravan nos EUA, onde o Estado trata o automóvel como bem de consumo praticamente universal, ao contrário do Brasil, que tributa carro como bem voluptuário; e onde a indústria trabalha segundo regras de mercado em que as expectativas de retorno são meramente satisfatórias e razoáveis, diferentemente daqui, onde resultam vorazes, absurdas e incivilizadas.

Não por outra razão o mercado local é dos mais rentáveis para a indústria automobilística mundial. E assim continuará, enquanto o consumidor brasileiro seguir a agir como um rematado otário.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários dos leitores são altamente bem-vindos, desde que versem sobre temas contidos na publicação e obedeçam a regras de civilidade e bom tom — vale dizer, não contenham grosserias, ofensas ou calão. Referências com 'links' para ambientes externos são livres, mas não se admitem atalhos para arquivos, paginas ou sítios eletrônicos que possam causar qualquer tipo de dano a equipamentos e sistemas eletrônicos. Em razão disso, os comentários são moderados e podem demorar um certo tempo a aparecer publicamente no Blog do Braga da Rocha.