quinta-feira, 4 de outubro de 2018

Dia de São Francisco de Assis


Laudato sie, mi Signore, cum tucte le tue criature.
Francesco d'Assisi




Por ocasião do dia de São Francisco de Assis
homem de extraordinárias virtudes, a quem se reconhece a designação de patrono e protetor dos animais , celebrado neste 4 out., a genial representação de Portinari.



Cândido Portinari, detalhe do painel da fachada oposta da igreja de
São Francisco de Assis, em Belo Horizonte, MG




[originalmente publicado aos 4 de outubro de 2015]



2 comentários:

  1. A este Santo tenho, efetivamente, mesmo não sendo eu Católico, todo respeito, por ter sido uma voz, em meio a uma sociedade altamente hierarquizada, que ainda trazia uma noção de universalidade, de não investidura de nenhum ser humano no direito de conceder ou negar a quem quer que fosse a possibilidade de ocupar o espaço vital.

    ResponderExcluir
  2. Meu caro amigo Ricardo, faço-lhe coro na íntegra. Embora igualmente apartado do catolicismo, ou de qualquer crença ou prática religiosa, vejo Francisco de Assis como merecedor de perenes homenagens, em razão de sua singular perspectiva universalista do mundo, que incorporou, como poucos, de forma genuína, os mais elevados valores cristãos.

    ResponderExcluir

Comentários dos leitores são altamente bem-vindos, desde que versem sobre temas contidos na publicação e obedeçam a regras de civilidade e bom tom — vale dizer, não contenham grosserias, ofensas ou calão. Referências com 'links' para ambientes externos são livres, mas não se admitem atalhos para arquivos, paginas ou sítios eletrônicos que possam causar qualquer tipo de dano a equipamentos e sistemas eletrônicos. Em razão disso, os comentários são moderados e podem demorar um certo tempo a aparecer publicamente no Blog do Braga da Rocha.