domingo, 4 de março de 2012

Um alerta: Por que não se calam?!


Segundo notícias que circulam, há dias um grupo de oficiais da reserva deliberou publicar manifesto intitulado Alerta à Nação - eles que venham, aqui não passarão, no sítio eletrônico do Clube Militar, com críticas ao governo e à criação da chamada 'Comissão da Verdade'.

Ainda segundo esse mesmo noticiário, o comportamento dos militares teria provocado a irritação da presidente Dilma Rousseff, chefe máxima das Forças Armadas, e a determinação do ministro da Defesa, Celso Amorim, de suspender a publicação do manifesto e de aplicar punições aos signatários.

É certo que a vida militar se baseia na absoluta reverência às instituições e no estrito respeito à hierarquia, de modo que aqueles que se fazem imiscuir em assuntos políticos e questionam a autoridade civil legitimamente constituída, tal como fizeram os autores do manifesto, devem responder por isso na forma da lei.

É bem verdade, porém, que legislação específica em vigor — nomeadamente a Lei n. 7.524, de 17 de julho de 1986 — assegura aos militares inativos o direito de manifestação sobre temas políticos, respeitados os limites da lei civil.

Sem embargo, se parece, efetivamente, que o manifesto dos oficiais não comporta punição na órbita disciplinar, isso não salva da impropriedade ética e do descabimento político o episódio.

A propósito do imbróglio, recebi do amigo Roberto Auad, eminente advogado e homo politicus em essência, o seguinte comentário, percuciente e lapidar, que me permito aqui transcrever:

“Em qualquer pais civilizado do mundo [...] o lugar do militar é na caserna. Aposentando-se, querendo fazer política, que a faça, sem usar o posto que não mais existe.”


Em assuntos políticos, convém que se diga, militar bom, de farda ou de pijamas, é militar calado.

Com efeito, não se pode admitir que pretendam os militares exorbitar seu campo de atuação institucional — como volta e meia ocorre ao longo da história, inclusive a brasileira, com invariavelmente trágicos resultados — para imiscuir-se na vida política, ambiente essencialmente civil.

Se é bem verdade que todo cidadão tem o direito de opinar sobre política e demais temas de interesse comum da sociedade, é igualmente assente, em qualquer democracia, que aqueles que detêm as armas com que se exerce o monopólio estatal da força não podem, em situação alguma, questionar os poderes constituídos. Se o fazem, está-se no campo da insubordinação, que se avizinha da insurreição e caminha, não raro, para o golpismo.

Tratando-se de militares já fora da vida castrense, que atuem politicamente como quiserem, pois isso lhes é facultado pela lei — conquanto a solução legislativa, tal como posta, seja de duvidoso acerto. Mas que exerçam seus direitos políticos, inerentes à cidadania, de modo inteiramente dissociado de sua condição de militar.

Em outras palavras: Se querem os militares inativos intervir na vida política nacional, que o façam como qualquer cidadão, deixando suas honrosas patentes na caserna.

Caso não — fica o alerta, tal como dado certa feita por um eminente soberano a um típico militar golpista latino-americano —, que se calem.






8 comentários:

  1. Por que não se calam? Pergunto eu as periguetes da Dilma, que estão mais preocupadas em manter os faróis acesos para perscrutar o passado, ao invés de procurar iluminar o futuro.O passado não deve nos apontar o que fazer, mas sim o que devemos evitar.

    ResponderExcluir
  2. Seria bem melhor ter ficado calado, para não dizer besteira.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mandar que o interlocutor se cale não é um modo educado de se comportar num debate ideológico, nem mesmo para o rei da Espanha...
      Ao calarmos a boca dos outros estamos dando a oportunidade para que calem a nossa
      Afinal, somos todos formadores de opinião, cultos ou incultos, civis ou militares. Pugnar pelo cumprimento da Lei não pode ser acoimado de indisciplina. Pois não?

      Excluir
  3. Seu comentário e seu Blog já esta no portal dos militares, não estou preocupado se vai ser aprovado neste blog ou não.

    ResponderExcluir
  4. VC SIM DEVERIA FICAR CALADO E SE imiscuir NOS SEUS ASSUNTOS QUE DEVE SER DE maior grandeza pra vc.....

    ResponderExcluir
  5. Esse assunto me faz recordar a música "Cachorrinho", da cantora Kelly Key, em que parte do refrão deveria ser utilizada para orientar a norma de conduta atual a ser seguida pelos militares: "Sit, junto, sentado, calado".

    ResponderExcluir
  6. Que eu saiba, no meio civil não há a hierarquia e disciplina, que são a base constitucional das Forças Armadas. De mais a mais, quanto à anistia, em si, não seria ela violada, nem para um lado, nem para o outro, tendo em vista a decisão da ADPF 153. Mas, para o que serviria, então a tal Comissão, que foi criada por Lei aprovada pelo Congresso Nacional? Certa vez, ouvi uma história de dois irmãos, um que morreu defendendo a cidade e o outro que, sentindo-se esbulhado pelo primeiro, morreu atacando-a. O que morreu defendendo a cidade foi enterrado com todas as honras, ao passo que aquele que morreu atacando-a, quem lhe ousasse dar um funeral seria condenado à morte. Sua irmã entendeu por bem dar sepultura ao condenado "post mortem", por lhe parecer ímpio não o fazer e, por desafiar a proibição, em nome do atendimento a um dever para com a religião, foi condenada à morte. Perguntar-me-ão quem foi o perigoso subversivo autor de história tão perniciosa, e eu responderei que foi um tal de Sófocles, falecido no ano de 406 antes de Cristo. Acessível a qualquer pessoa, traduzida para várias línguas, inclusive a última flor do Lácio, esta tragédia intitula-se Antígone e, até o presente, não havia visto ninguém que dissesse que Creonte tinha razão e Antígone merecera seu destino.

    ResponderExcluir
  7. Por último, é bom lembrar quem foi chamado de golpista no texto: precisamente um dos principais demônios dos últimos tempos, o famigerado Cel. Hugo Chávez. Assegurado que seja aos militares contrários ao atual Governo o direito de se pronunciarem contra ele, deverá este direito ser, pelo mesmo metro, assegurado - estou aqui me reportando ao inciso VIII do artigo 5° da Constituição de 1988, cuja fonte, no particular, é a jurisprudência da Suprema Corte americana firmada a partir do Shelley v. Carr, com o que nada se pode falar acerca de um compromisso com "ideologias exóticas e ofensivas à natureza das coisas" - a militares com ele alinhados, na hipótese de um Governo mais à direita vir a substituí-lo. Hierarquia e disciplina não são um problema de partido ou de convicção política, mas sim um dado de permanência, sem o que não se justificaria, sequer, a profissionalização das Forças Armadas.

    ResponderExcluir

Comentários dos leitores são altamente bem-vindos, desde que versem sobre temas contidos na publicação e obedeçam a regras de civilidade e bom tom — vale dizer, não contenham grosserias, ofensas ou calão. Referências com 'links' para ambientes externos são livres, mas não se admitem atalhos para arquivos, paginas ou sítios eletrônicos que possam causar qualquer tipo de dano a equipamentos e sistemas eletrônicos. Em razão disso, os comentários são moderados e podem demorar um certo tempo a aparecer publicamente no Blog do Braga da Rocha.