sábado, 14 de abril de 2012

Uma tragédia para não esquecer


O mundo lembra nestes dias o naufrágio do RMS Titanic, tragédia de magnitude extraordinária e laivos épicos que permanece já por um século na memória coletiva, como resultado de singular conjugação de tecnologia, intrepidez, arrogância e temeridade, como talvez em nenhum outro episódio na história da humanidade.

Entre as incontáveis peças documentais e ficcionais produzidas ao longo de cem anos a respeito daquele grandioso sinistro, recomendo aquele que me parece um ponto alto da expressão artístico-dramática conferida ao funesto evento: o filme A Night to Remember, de 1958, no Brasil chamado Somente Deus por Testemunha, do diretor R. W. Baker.








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários dos leitores são altamente bem-vindos, desde que versem sobre temas contidos na publicação e obedeçam a regras de civilidade e bom tom — vale dizer, não contenham grosserias, ofensas ou calão. Referências com 'links' para ambientes externos são livres, mas não se admitem atalhos para arquivos, paginas ou sítios eletrônicos que possam causar qualquer tipo de dano a equipamentos e sistemas eletrônicos. Em razão disso, os comentários são moderados e podem demorar um certo tempo a aparecer publicamente no Blog do Braga da Rocha.